segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal

Em uma revisão de literatura realizada com dados do banco de informações Medline e Pubmed referentes ao período 1992-2002, foi identificada uma série de benefícios na saúde tanto da gestante praticante de atividade física regular como do feto. Dentre eles, o artigo destaca: prevenção e redução de lombalgias, de dores das mãos e pés e estresse cardiovascular, fortalecimento da musculatura pélvica, redução de partos prematuros e cesáreas, maior flexibilidade e tolerância à dor, controle do ganho ponderal e elevação da auto-estima da gestante. No feto, observou-se aumento do peso ao nascer e melhoria da condição nutricional. Não se encontraram recomendações de necessidades nutricionais para a gestante não-atleta. Não existiu consenso quanto às necessidades nutricionais e o tipo de atividade física dessa gestante, sendo o exercício na água o mais indicado. Porém destacaram-se diversas contra-indicações da prática de exercícios na gestação. Concluiu-se que a atividade física, sendo regular, moderada e controlada desde o início da gestação, promove benefícios para a saúde materna e fetal.


Ver mais em:

- Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. vol.3 no.2 Recife Apr./June 2003


domingo, 30 de janeiro de 2011

DICAS

A GINÁSTICA DO GATO:
Se você não pode, por qualquer motivo, seguir uma ginástica dirigida por um educador físico, não deixe pelo menos de fazer a ginástica do gato!
Você já reparou o que faz um gato?
Ele espreguiça, alonga e boceja. Na realidade ele está sempre fazendo ginástica em intervalos regulares. Assim, a cada hora, levante-se e tente se espreguiçar, esticando os braços, os dedos, as unhas, como o gato faz. Não esqueça de bocejar e dar aquela esticada. Faça a cada hora.
ÁGUA:
Você já reparou quantos litros de água bebe diariamente? Quão distante fica a água de seu posto de trabalho? Você só se lembra de tomar água no fim do dia? Você já reparou que ao olhar para o bebedouro, para uma garrafa de água, você sente sede e vontade de tomar água? (Esta é a razão dos anúncios de refrigerante e água, sempre, mostrarem o produto líquido). Coloque uma garrafa de água de plástico em sua mesa de trabalho com o seu nome e a palavra gato no seu rótulo. Enche-a de água toda a vez que ela estiver vazia. Você vai perceber que ao olhar para a garrafa, sentirá sede e, beberá água, com freqüência, proporcionando ao seu corpo uma hidratação salutar, principalmente se o seu ambiente de trabalho for muito frio, com ar condicionado. Ao beber desta água, lembre-se de aproveitar para fazer a ginástica do gato. A Ginástica do Gato não levará mais do que poucos segundos e não atrapalhará o seu trabalho. Ao contrário, você se sentirá muito melhor ao longo do dia. Você estará aumentando sua produtividade, ganhando mais para sua empresa ou para o seu trabalho, e ainda, aumentando sua qualidade de vida. Você sentirá os efeitos já na primeira semana. Sendo assim, vamos ao gato!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você se considera uma pessoa sedentária?

Defini-se Atividade Física como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética - portanto voluntário, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso(Caspersen et al, 1985). 
De acordo com Nahas, considera-se sedentário um indivíduo que tenha um estilo de vida com um mínimo de atividade física, equivalente a um gasto energético (trabalho + lazer + atividades domésticas + locomoção) inferior a 500Kcal por semana.
Para se ter uma idéia, para uma pessoa ser considerada moderadamente ativa se faz necessário um gasto semanal superior a 1000Kcal. Isto corresponde, aproximadamente, a caminhar a passos rápidos por 30minutos, cinco vezes por semana. Pesquisas mostram que níveis moderados de atividade física podem reduzir de maneira significativa o risco de diversas doenças, principalmente as cardiovasculares.
No Brasil, menos de 50% da população se enquadra, pelo menos, na definição dos moderadamente ativos.

Quando estamos doentes, vamos a um médico.
Quando com dor de dente, ao dentista.
Quando nos sentimos desestabilizados psicologicamente, a um psicólogo.
E quando praticamos exercícios? Por que não procuramos um Educador Físico?
Não marque bobeira, pratique exercícios físicos com profissionais habilitados. Seu futuro depende diretamente de suas escolhas presentes.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saúde em Movimento - Dores na coluna podem ser sinais de "postura pobre"

Saúde em Movimento - Dores na coluna podem ser sinais de "postura pobre"
Dores nas costas, dores de cabeça frequentes e tensão muscular são alguns dos sintomas que atingem várias pessoas depois de um dia longo de trabalho e estudos. Mas o que muitos desconhecem é que esses incômodos podem ser resultados de uma postura pobre. Causada por fraqueza muscular crônica generalizada, que é resultado do sedentarismo da maioria da população.

"Desde cedo devemos cuidar dos nossos músculos. Fortalecendo-os para que nosso envelhecimento seja o mais saudável possível. Como o metabolismo corporal funciona bem quando a musculatura está bem, nunca devemos nos esquecer de pelo menos, três a quatro vezes por semana praticar uma atividade que nos traga tônus muscular. É como escovar os dentes, ou seja, manter a musculatura forte é fundamental para nossa qualidade de vida na velhice", afirma o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT.

O especialista conta ainda que a educação postural começa na infância. "É só lembrar o que fazíamos naquela época. Corríamos, brincávamos e etc. A musculatura estava em constante fortalecimento. Já na vida adulta paramos tudo." diz.

Nos adultos, alguns cuidados podem prevenir futuros desconfortos na coluna. "As pessoas precisam adaptar a musculatura ao local de trabalho. Manter uma boa postura e a cadeira, por exemplo, precisa ter altura adequada para que os pés se apóiem no solo e o encosto deve acompanhar a altura das costas", explica.

Um dos objetos de trabalho, vilões da má postura são os equipamentos portáteis, como os notebooks e celulares que podem ser usados em qualquer lugar, sem uma postura adequada.

Mas as dores na coluna, não são consequências apenas de quem trabalha. Os jovens que passam um longo tempo na escola ou em casa estudando também sofrem com o problema. "Passar longas horas sentados nas cadeiras de escolas, ou estudando deitado ou no sofá, nos jovens não causam apenas dores posturais, podendo evoluir até para casos mais sérios como desvios na coluna em pessoas que ainda estão em fase de crescimento", conta o médico.

O cuidado com a postura deve se estender também nos horários de lazer. "As pessoas que sofrem com as dores posturais, precisam procurar um especialista para diagnosticar a atividade adequada para ela, além de fazer uma reeducação postural. O simples ato de levantar, a cada 40 minutos, para descansar o corpo da posição em que estava já ajuda a reduzir futuras dores", diz.

Texto: Aline Morais
Fonte: Saúde em Movimento
Publicado em: 12/01/2011

DÚVIDAS RECORRENTES SOBRE MUSCULAÇÃO

Musculação pode ser indicada para qualquer pessoa?
Quase sempre: Existem algumas contra-indicações, mas são situações extremas, em que as pessoas também não podem fazer nenhum outro tipo de atividade física.

Musculação promove saúde?
Sim: Estudos epidemiológicos esclareceram que as populações que tem como hábito a prática de qualquer tipo de atividade física tem menor incidência de doenças. Estes estudos não confirmaram hipóteses, segundo as quais, exercícios aeróbicos seriam mais saudáveis. A Musculação é a forma mais eficiente de treinamento físico para estimular mudanças favoráveis na composição corporal, tais como: aumento de massa isenta de gordura, aumento do índice metabólico basal, aumento da força, resistência e flexibilidade muscular. Os tipos de aptidão mais estimulados pela Musculação também são os mais importantes para a vida diária e para o trabalho físico.

Idosos e mulheres aumentam a massa muscular e a óssea com a prática de musculação?
Sim: Os exercícios resistidos são os mais eficientes para o aumento da massa óssea sem os riscos de lesões dos exercícios com impacto, também são os mais eficientes para aumentar a massa muscular, mesmo em mulheres idosas.